top of page
posteres-rasgados.jpg

Oficina Arte S/Cem Palavras

   A Oficina Arte s/cem Palavras tem como objetivo possibilitar um espaço para que o adolescente possa se “expressar subjetivamente, valendo-se de diversas formas de linguagem, como meio de se constituir e se sustentar como sujeito de desejo” (Albuquerque et al., 2020 p. 65).

 

 Buscamos utilizar a multimodalidade, a multissemiótica e a escrita híbrida na mistura de múltiplas formas de linguagem – oral, visual e verbal para estimular a produção literária e artística dos adolescentes.

 

  Os espaços são ocupados no CRJ fora das tradicionais salas de aula, possibilitando assim formas mais orgânicas e naturais de expressão escrita. Os participantes produzem material para livros, lambes, cartazes, bilhetes, etc, bem como para as outras oficinas do Brota.

   Não há nenhum compromisso com certo/errado, bom/ruim, feio/bonito, “compreensível” ou não. A escrita é, portanto, um dispositivo de emergência subjetiva, no qual cada sujeito faz seu percurso e por ele se responsabiliza como ser de linguagem, sensível à palavra.

 

   O alinhamento com “a psicanálise nos revela que a linguagem não recobre tudo, que a verdade não é inteira nem única, e que há sempre um ponto que resta.”(Albuquerque et al., 2020 p. 66). A escrita pode “errar”, ousar, se aventurar, longe dos fazeres pedagógicos. Ela começa com uma lembrança, uma palavra, um rabisco, um palavrão, um insulto, uma piada, um ponto, uma vírgula, de sem a cem palavras, sempre voltando ao sem palavras, sem medo da palavra que falta. (Albuquerque et al., 2020, p. 66) Nesse lugar, a palavra que falta é o objeto mais precioso!

Arte S/Cem Palavras
Arte S/Cem Palavras
Arte S/Cem Palavras
Arte S/Cem Palavras
Arte S/Cem Palavras
Arte S/Cem Palavras
posteres-rasgados.jpg
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
Logo - INSTAGRAM_edited.png
Logo - INSTAGRAM (1)_edited.png
NOSSO ENDEREÇO

Rua Guaicurus, 50 - Centro | BH

Centro de Referência Juvenil - CRJ

bottom of page